Gintama – Porque samurais devem ler a sessão de empregos nos classificados

Eu tenho um bruxo. O tio Regis.

Ultimamente ele abandonou a vida de otaku comprador de manga em eventos para dedicar a vida ao estudo (e creio que ao ensino) dos tipos de moscas que teimam em rodear as panelas quando estamos cozinhando algo (quem tem uma cozinha com uma janela ao LADO do fogão deve saber o que estou dizendo).

Sim, ele virou biólogo.

Mas antes de tomar esse destino trágico (trágico porque ele não é mais otaku e não porque é biólogo, ok?), ele semeou uma semente nesse mundo, que foi a de me apresentar um anime de comédia.

Não um simples anime de comédia.

Mas o REI dos animes de comédia.

"Um samurai, um par de óculos, uma garota descontrolada e um cão gigante....WTF"

“Um samurai, um par de óculos, uma garota descontrolada e um cão gigante….WTF”

 

O melhor serviço que existe: Fazer de tudo um pouco

Bom, para muitos que não assistem Gintama e que conhecem rasamente o anime por causa das cenas cômicas que lotam o Youtube, a serie SIM tem uma trama. As vezes bobas, mas outras vezes dramáticas.

No fim do Japão Feudal, uma raça alienígena fudida, os Amanto, acabam invadindo a terra do sol nascente, forçando a então nação dos samurais a tomar outros rumos devido ao impacto cultural, e claro, do poderio tecnológico dos invasores. Ou seja, os Amantos tacam o horror no Nihon.

Anos se passam, e depois de diversas revoltas, os samurais são praticamente erradicados do Japão, tornando o restante criminosos por possuírem espadas. O que fez algum dos seguidores do bushido tomarem novos rumos em suas vidas (não, não é o que vocês estão pensando).

E um deles é Sakata Gintoki. Um samurai de cabelos ondulados prateadas. Preguiçoso, viciado em doces, caloteiro, viciado na Jump e nada confiável no ponto de vista social (também não é nada do que você pensou). Ou seja, o vagabundo perfeito para o serviço de “fazer qualquer porra que der dinheiro”. E é nisso que a série Gintama se foca. As aventuras de Gintoki, Shinpachi e Kagura, como integrantes do Yorozuya, ou literalmente “Faz tudo”. Desde salvar um gatinho indefeso que se perdeu até salvar o mundo da desgraça iminente.

"Um cliente?!"

“Um cliente?!”

 

Os Personagens

 

Sakata Gintoki

"E a porra do alugel?!"

“E a porra do alugel?!”

Gin-san. Esse cara é foda. Muito foda. E mesmo que as vezes ele não pareça nada confiável (algo tipo 99% do tempo), mesmo que ele tenha olhos de peixe morto e mesmo que as vezes parece que anda e caga pro mundo, ele é um cara que se preocupa demais com as suas amizades, a ponto de se fuder literalmente em alguns arcos para salvar a vida do Shin-chan e da Kagura.

Ele usa uma espada de pau (ui!), mas que paradoxalmente é mais resistente que uma porra de adamantium. Esse cara é foda, e suas atitudes também.

 

Kagura

"A garota Sayajin"

“A garota Sayajin”

A mulher do trio, não tão mulher assim.

Ela é membro do clã Yato, a raça mais poderosa do Universos, tipo um Sayajins alike, com uma força fudida e um apetite mais grotesco ainda. Ela as vezes é a responsável pelo saldo negativo da conta do Gin e o Shinpachi.

Apesar de meiga as vezes e outras vezes completamente infantil (afinal, ela ainda é uma criança), é melhor não se meter muito com ela, afinal ela é dublada pela rainha das tsunderes e a porra fica séria quando a merda começa a pegar.

 

Shinpachi

"As vezes ele veste uma pessoa"

“As vezes ele veste uma pessoa”

Eis o personagens que é uma sátira ao bom japonês conservador. Ele é o mais centrado de todos os três, mas acredite, isso as vezes não significa porra nenhuma.

Ao lado de sua irmã, ele é o ultimo membro de um dojo que pertenceu ao seu pai, e graças a desgraça que os samurais caíram, seu maior sonho é restabelecer a gloria do local.

Ele gosta de gritar, porque pelo visto, é isso que japoneses centrados gostam de fazer.

 

Parodias, Piadas e Dramas

"A turma do Ginpachi-sensei"

“A turma do Ginpachi-sensei”

Gintama, além de sua comédia ácida e sem comprometimento com a censura, também é muito conhecido por suas parodias.

Existe até uma tese sobre isso.

Se tal série é parodiada pelo anime, é porque ela realmente faz sucesso ou é boa. Ou seja, foda-se se as parodias pegam os pontos negativos da série, o importante é passar em Gintama.

"lol"

“lol”

Mas Gintama não vive aos embalo de piadas non-sense e de parodias. Existe sim trama nesse troço, e acredite, é épico.

As serie é constituída em 80% por episódios avulsos, tipo, sem continuidade, mas que sempre influenciam na cronologia, e claro, que temos sim arcos. Não tão longos como vemos nos shounes comuns, mas em Gintama temos arcos de em média 5 capítulos, que sempre geram grande impacto na timeline, alem de possuírem grande conteúdo dramático.

Isso mesmo. Gintama consegue sim emocionar quem assiste.

"Porrada gratuita. Gintama também é shounen pros desavisados"

“Porrada gratuita. Gintama também é shounen pros desavisados”

Eu particularmente gosto muito do arco “Yoshiwara em Chamas” e “Kabucicho”, que são para mim os melhores exemplos de dramaticidades entre diversos arcos da série, e também porque adicionam muito ao plot “obscuro” que existe aparentemente na série, onde envolvem conspirações alienígenas tensas.

"Yoshiwara em Chamas, meu arco favorito de Gintama"

“Yoshiwara em Chamas, meu arco favorito de Gintama”

 

Personagens não-randoms

Claro, que Gintama possui MUITOS personagens fodas e que as vezes geram mais simpatia do que o trio principal, porque onde mais teriamos:

"Hijikata, para quem não reconheceu"

“Hijikata, para quem não reconheceu”

Um cara foda que é viciado em maionese.

 

"Okita"

“Okita”

Um sadista que sempre tenta matar o seu colgea. Hijiktata em questão.

 

"Um gorila! Digo, Kondo!"

“Um gorila! Digo, Kondo!”

Um comandante com atitudes muito…estranhas.

 

"Zura ja nai, Katsura da!"

“Zura ja nai, Katsura da!”

E um revolucionário mais burro que uma porta.

 

Concluindo

"THIS IS GINTAMA"

“THIS IS GINTAMA”

Bom, como viram eu não fiz um post muito longo, porque apesar de eu ser preguiçoso pra porra, a intenção era mais mostrar algumas coisas do anime para aqueles que querem conhecer um anime de comédia épico/foda, recheado de ação, emoção e muita coisa fora da casinha.

Vejam Gintama. Simplesmente isso e foda-se.

Vejam que existe sim vida além dessas coisas como Shingeki no Kyojin, jovens padawans.

Anúncios

Deixe um comentário

Arquivado em Conhecendo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s